quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Espanha

 ÁREA: 505.954 km²
CAPITAL: Madri
POPULAÇÃO: 47,19 milhões de habitantes (2011)
MOEDA: Euro - EUR
NOME OFICIAL
: Reino da Espanha (Reino de España).
NACIONALIDADE: Espanhola.  
IDIOMAS: espanhol (oficial), basco, galego e catalão.
RELIGIÃO: cristianismo 90,1% (católicos 92,3%, outros 1,8%, dupla filiação 1%, sem filiação 3%), agnoscismo e ateísmo 8,1%, outros 0,2%, islamismo 1,6% (dados de 2010).

A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta. 

Em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Isso quer dizer que durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis.

 Nas cidades do interior, é comum no horário do almoço encontrar o comércio local fechado por um período médio de duas horas, é a siesta.  Os nativos têm o hábito de dormir após a refeição. Eles vão para casa, vestem seus pijamas, ligam o despertador e dormem por pelo menos uma hora e então retornam as suas atividades.

O "Dia de Reis" (06 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal). As crianças esperam que os Reis Magos levem os presentes à casa e deixam pratos com comida para os reis e água para os camelos, para que possam descansar um pouco depois da longa viagem.

  A tradição mais polêmica de toda a cultura espanhola é a Tourada (ou Corrida de Toros, como é conhecida na Espanha). Este tema é polêmico entres os espanhóis. Para alguns a antiga tradição é motivo de orgulho. Para outros, de vergonha.

          

              Na agricultura os destaques são para a produção de uvas e laranjas. Os espanhóis são grandes produtores de vinhos e de azeites.
A pesca também é uma atividade econômica difundida, o país possui a maior frota pesqueira do mundo.


         


                Espanhóis fumam em qualquer lugar, não importa aonde.


          No Bairro Gótico de Barcelona está uma catedral Gótica cuja construção começou no século XIII e só terminou no século XIX!


          A constituição espanhola garante a liberdade de culto, sendo assim, as principais religiões praticadas são: catolicismo (predominante), ateísmo, agnosticismo, islamismo, protestantismo, mormonismo e Testemunhas de Jeová.


       




         
           Sua economia tem como base a exportação de veículos, além de calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil.


           Ao contrário do que muitos pensam, Ibiza não é só balada. A cidade também tem uma bela parte cultural para apresentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário